Reclusos portugueses participam em competição internacional de xadrez
Portugal participa na prova com uma equipa de 4 reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa selecionados através de uma competição interna
A Federação Internacional de Xadrez (FIDE), no âmbito do programa Chess for Freedom, vai realizar, nos dias 13 e 14 de outubro, a First Intercontinental Online Chess Championship for Prisioner - uma competição de xadrez internacional e online destinada a reclusos.
O programa Chess for Freedom resulta de um acordo de cooperação celebrado entre a FIDE e o Cook County Sheriff’s Office (Chicago), contando com o patrocínio do 12.º campeão do mundo de Xadrez, Anatoly Karpov.
Este programa resultou da constatação do sucesso da introdução do Xadrez em prisões de diversos países, nomeadamente nos Estados Unidos, Arménia, Noruega, Rússia, Inglaterra, Brasil, Itália e Espanha, integrada em projetos educativos.
A competição em causa surge na sequência da realização em 11 de maio de 2021 de uma Conferência Internacional Online sobre o Xadrez nas prisões que terminou com um torneio de exibição em que participaram equipas constituídas por reclusos da Rússia, Arménia, Estados Unidos e Espanha.
Portugal participará na prova com uma equipa de 4 reclusos oriundos do EP de Lisboa e que foram selecionados através de uma competição interna.
A seleção e treino dos reclusos portugueses para o evento contou com a colaboração de um técnico da Federação Portuguesa de Xadrez.
Vão participar na competição 43 equipas em representação de 31 países, que serão distribuídos numa primeira fase por seis grupos, estando a equipa portuguesa inserida no Grupo 3 juntamente com os representantes da Croácia, Inglaterra, Trinidade e Tobago, Ilhas Turcas e Caicos e Estados Unidos.