Ir para Conteúdo principal
DGRSP

Noticias da DGRSP

Exposição "Hospital Prisional de São João de Deus: Seis décadas de saúde prisional"

Inaugurado em 1962, e ainda hoje em funcionamento, a criação do Hospital Prisional foi um marco de inovação em contexto de saúde prisional
24 abr 2023, 09:30
Hospital Prisional de São João de Deus
Hospital Prisional de São João de Deus

A Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) tem patente na sua Biblioteca (sita Rua Braamcamp, n. 90, 1250-052 Lisboa) a exposição Hospital Prisional de São João de Deus: seis décadas de saúde prisional.

A materialização do Hospital Prisional de São João de Deus está intrinsecamente ligada à grande reforma prisional de 1936 que impôs a criação de prisões-hospitais destinadas a pessoas condenadas a qualquer pena privativa de liberdade que carecessem de internamento e assistência hospitalar.

Inaugurado em 1962, e ainda hoje em funcionamento, o Hospital Prisional constitui um marco de modernidade e de inovação em contexto de saúde prisional.

Esta exposição mostra o processo de edificação do complexo prisional hospitalar pelas Brigadas de Trabalho Prisional, revela interiores e equipamentos e destaca funcionários e aspetos do quotidiano prisional, através e peças, documentos e fotografias de época pertencentes aos acervos documental e museológico da DGRSP.

Horário: dias úteis das 9h00 às 17h00