EP da Guarda inicia a criação de uma rádio interna
Formação para reclusos com a colaboração da Antena 2, no âmbito do projeto "RadioATIVIDADE", lança criação de rádio no Estabelecimento Prisional da Guarda
Fotografia de Jorge Carmona/ Antena 2
Ao longo de quatro dias consecutivos, de 3 a 6 de abril, decorreu no Estabelecimento Prisional da Guarda uma formação intensiva em que as reclusas e reclusos participantes foram introduzidos no universo radiofónico, experimentando e criando vários conteúdos que compõem uma programação de rádio – programas de música, entrevistas, retratos radiofónicos, programas de homenagem, entre outros.
Esta formação insere-se no projeto RadioATIVIDADE, dinamizado pela Terceira Pessoa – Associação e foi orientada por uma equipa da Antena 2 - rádio, parceira do projeto, contando com o diretor João Almeida na dinamização de várias sessões.
A ação marcou o início da criação de uma rádio interna, que se pretende que venha a ser dinamizada e desenvolvida com e por reclusas e reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda e a ter como parceira a estação guardense, Rádio Altitude.
Foi uma semana que muito entusiasmou a equipa e participantes do projeto RadioATIVIDADE, resultando numa experiência de relação, capacitação e dinamização de vários elementos da comunidade prisional.
O projeto RadioATIVIDADE é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa” através da iniciativa PARTIS & Art for Change.