DGRSP destaca-se em Conferência Internacional sobre Violência Doméstica
Durante a Conferência, o "Programa para Agressores de Violência Doméstica" português foi destacado como uma boa pratica internacional
A delegação portuguesa chefiada pelo Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
A DGRSP participou na Conferência Internacional sobre Violência Doméstica para gestores de serviços de reinserção social, que se realizou em Bruxelas, de 13 a 14 de março de 2024.
Este evento, inserido na presidência belga do Conselho da União Europeia, recebeu apoio da Confederação Europeia de Probation (CEP) e do Instituto Nacional Belga de Criminalística e Criminologia (INCC/NICC).
A reunião abordou temas-chave sobre a temática, incluindo os quadros regulamentares europeu e belga e as várias formas de intervenção contra a violência doméstica.
A experiência de Portugal com a aplicação por parte da DGRSP do Programa para Agressores de Violência Doméstica foi destacada pelo GREVIO (Group of Experts on Action against Violence against Women and Domestic Violence) como uma Boa Prática internacional, o que coloca a DGRSP como pioneira no combate e prevenção do fenómeno da violência doméstica e baseada no género.
Na mesma deslocação, a delegação da DGRSP teve a oportunidade de visitar a Detention House Kortrijk, um equipamento destinado à execução de penas privativas de liberdade que está situada nos arredores do município de Kortrijk, na Bélgica.
Este projeto-piloto sob a jurisdição do Departamento de Justiça do Governo Federal, pretende dar às pessoas privadas de liberdade melhores oportunidades de reintegração na sociedade, proporcionando-lhes uma execução de pena mais humana e flexível, aumentando assim as probabilidades de sucesso no processo de reinserção social dos seus residentes.