Ir para Conteúdo principal
DGRSP

Noticias da DGRSP

"O mundo de Sofia" em mural

Técnico Superior de Reinserção homenageia Sophia de Mello Breyner em obra de arte pública na Graça, em Lisboa
23 jun 2021, 15:49
Um dos 705 quadrados que compõem o mural
Um dos 705 quadrados que compõem o mural

Jorge Romão, técnico superior de reinserção da DGRSP que desempenha funções de coordenação da Equipa de Vigilância Eletrónica de Lisboa, e artista plástico com vasta e reconhecida obra, criou recentemente um mural de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, na Calçada do Monte, na Graça-Lisboa, entre o n.º 27 e o n.º 29.


“O Mundo de Sophia” é o titulo escolhido pelo artista plástico para este mural em acrílico sobre parede de cimento, composto por 705 quadrados de 15x15 cm, num total de 6,92x2,20 mt.

Resultado de 96 horas de trabalho ao longo de 8 dias, esta obra de arte pública inspira-se, segundo Jorge Romão, no universo poético de Sophia de Mello Breyner e nas cores e reflexos da cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro, em particular os azuis e os verdes que retratam um tema transversal na poesia de Sophia: o MAR.


Também na Graça, em agosto de 2020, o autor, representado em coleções privadas no Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca e Dubai,  teve patente ao público a exposição de pintura Contrastes & Fragmentos e em 2012/2013 expôs no Espaço Justiça, em Lisboa, um conjunto de peças escultóricas A Caixa – 10 anos de vigilância electrónica em Portugal.

Em 2016 publicou, na Chiado Editora, o livro Quando os ciprestes davam laranjas.