Ir para Conteúdo principal
DGRSP

Noticias da DGRSP

Visita às novas instalações do EP de Viseu

A visita foi seguida da apresentação do projeto arquitetónico e do plano de intervenção futura no Estabelecimento Prisional de Viseu
14 fev 2022, 10:36
A Ministra da Justiça na sessão que se seguiu à visita pelas instalações o EP de Viseu
A Ministra da Justiça na sessão que se seguiu à visita pelas instalações o EP de Viseu

No dia 10 de fevereiro realizou-se uma visita da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, às novas instalações do Estabelecimento Prisional de Viseu.

A visita foi seguida de uma sessão que se iniciou com a intervenção do Subdiretor-Geral, Paulo Moimenta de Carvalho, e com a apresentação de dois vídeos, um sobre o projeto arquitetónico e outro sobre o trabalho de obra e o plano de intervenção futura no EP de Viseu.

Após esta apresentação seguiram-se as intervenções do Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rómulo Mateus, do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas e da Ministra da Justiça.

O atual EP de Viseu funciona nas antigas instalações do Instituto de S. José, também designado por Colégio de S. José, inaugurado a 6 de novembro de 1960. Já na altura, a construção do edificado foi realizada com recurso, quase exclusivo, de mão de obra prisional.

O estabelecimento prisional dispõe de ensino do 1º ciclo, que será alargado ao 2º ciclo já no próximo ano.

No âmbito da formação profissional, e considerando o período de permanência relativamente curto dos reclusos, aliado à experiência profissional que a maioria apresenta, o EP tem apostado em unidades de formação de curta duração, tendo realizado formação de calceteiros, manutenção de edifícios e de operador agrícola.

Disponibiliza 36 ocupações laborais, nas diversas atividades de limpeza, manutenção e organização dos espaços comuns do EP de Viseu. Tem ainda reclusos envolvidos na agricultura, serralharia, carpintaria e nas obras de requalificação do EP.