Ir para Conteúdo principal
DGRSP

Noticias da DGRSP

Projetos da DGRSP distinguidos com prémio BPI “la Caixa” Solidário

“Ajudar os que ajudam” é o lema do prémio que distinguiu 3 projetos da DGRSP
14 out 2020, 11:21
Prémio BPI “la Caixa” Solidário 2020
Prémio BPI “la Caixa” Solidário 2020

A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, no âmbito das suas atribuições, desenvolve projetos em parceria com entidades da sociedade civil para criar ou reforçar redes de sociabilização e apoio social e promover o processo de reinserção social.

Três destes projetos em execução foram premiados na 5ª edição do Premio Solidário atribuído pelo BPI e a Fundação "la Caixa".

Este prémio visa apoiar projetos que promovam a transição e reinserção na vida ativa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas.

Os projetos distinguidos foram:

Promover a integração socioprofissional

Parceiros: DGRSP e SAPANA
Execução em Centro Educativo com os seguintes objetivos:

  • Capacitar jovens, a cumprir a medida Tutelar de Acompanhamento Educativo, para que estes possam traçar um projeto de vida e fazer uma integração social e profissional;
  • Desenvolver sessões de capacitação para o emprego e aquisição de competências técnicas, como introdução às técnicas de programação informática.

Capacitar para a vida ativa

Parceiros: DGRSP e APROXIMAR 
Execução piloto no EP Sintra com os seguintes objetivos:

  • Facilitar metodologias e ferramentas ativas para empoderar indivíduos reclusos e ex-reclusos e potenciar a sua reintegração na sociedade;
  • Promover o autoconhecimento e a rede de contatos para aumentar as oportunidades de inserção laboral e inclusão social.

Prolongar negócio social fora da prisão

Parceiros: DGRSP e APAC
Execução no EP Caxias com os seguintes objetivos:

  • Dentro da prisão os reclusos recebem formação em técnicas de olaria e preparam-se para a liberdade;
  • No exterior a atividade prossegue, facilitando a reintegração no mercado de trabalho, daqueles que acabaram de cumprir pena.