Ir para Conteúdo principal
DGRSP

Noticias da DGRSP

Inauguração das novas instalações do EP de Caldas da Rainha

Projeto de ampliação do edifício principal permitiu a criação de um espaço, com cerca de 360 m2, destinado ao Ensino, Formação e Trabalho
22 fev 2022, 11:52
Ministra da Justiça, Presidente da Câmara Municipal, Secretário de Estado Adjunto e comitiva
Ministra da Justiça, Presidente da Câmara Municipal, Secretário de Estado Adjunto e comitiva

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, visitaram o Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha inaugurando as novas instalações destinadas ao trabalho e formação dos reclusos, no dia 15 de fevereiro.

As novas instalações, com cerca de 360 m2, resultaram da ampliação do edifício principal e incluem, em sala dupla, uma oficina de trabalho, uma oficina geral de manutenção/formação, uma sala polivalente e três salas para ensino e formação profissional.

O Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha tem a decorrer, em parceria com duas escolas associadas, um Curso EFA NS Secundário escolar, um Curso EFA B3 escolar e um Curso EFA B1/B2 escolar.

Quanto a atividades laborais, em regime comum e em regime aberto no interior, é desenvolvido, por parte do EP de Caldas da Rainha, limpeza e manutenção dos espaços, e em parceria com uma entidade empresarial, a montagem de componentes plásticas para alumínios da construção civil.

Em Regime Aberto no Exterior, os reclusos trabalham na União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S: Gregório, ao abrigo de um protocolo entre a DGRSP e essa entidade e desenvolvem tarefas de limpeza e manutenção dos espaços públicos.

O EP de Caldas da rainha mantém também uma parceria com uma Escola de Condução local de forma a possibilitar a habilitação legal para conduzir, tendo em conta o elevado numero de reclusos condenados por falta de carta de condução e desenvolve programas de intervenção dirigidos a reclusos com problemáticas específicas que visam a reabilitação psicossocial, bem como a sua reestruturação cognitiva, nomeadamente:

  •  Programa de Desenvolvimento Moral e Ético;
  • Programa de Motivação para o Tratamento de Comportamentos Aditivos;
  • Estrada Segura;
  • Plano Integrado de Prevenção do Suicídio.