Ir para Conteúdo principal
DGRSP

Noticias da DGRSP

DGRSP estabelece novo protocolo de cooperação com a Enap

O novo protocolo com o organismo francês de formação penitenciária foi preparado durante uma visita de uma delegação da DGRSP a França.
29 jun 2024, 17:33
Diretor-Geral da DGRSP e Diretor da Enap cumprimentam-se
Diretor-Geral da DGRSP e Diretor da Enap cumprimentam-se

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais renovou, no dia 24 de junho, o protocolo de cooperação com a École Nationale d’Administration Penitentiaire (Enap) de França.

A Enap é o organismo responsável pela formação dos agentes da administração penitenciárias em França, assegurando formação inicial e contínua de todas as carreiras, designadamente diretores de estabelecimentos prisionais r diretores e técnicos de reinserção social, corpo da guarda prisional e outro pessoal técnico e administrativo.

A cooperação entre a DGRSP e a ENAP tem-se revelado de grande importância traduzida na participação em projetos, intercâmbios abertos a organizações internacionais, como conferências e colóquios online e partilha de recursos e de documentação técnica.

Com vista à preparação do novo protocolo, uma delegação da DGRSP composta pelo Diretor-Geral, Rui Abrunhosa Gonçalves, pelo Subdiretor-Geral, Pedro Veiga Santos, pelo Diretor de Serviços de Segurança, Carlos Lourenço, pelo Chefe de Divisão de Formação, Vitor Peña Ferreira e pela Técnica da Divisão de Formação, Joana Matos, visitou o Enap de 17 a 20 de junho.

Durante esta visita foram abordados modelos de formação, possibilidades de intercâmbio de informações, apoio e partilha de materiais e foi apresentado um projeto da plataforma Mood Enap.

A deslocação incluiu ainda a visita às instalações da Escola, ao Centro Penitenciário de Bourdeau-Gardignan, Eris e à Equipa Cinotécnica de Toulouse.