Ir para Conteúdo principal
DGRSP

Noticias da DGRSP

Apresentação do restauro da carruagem celular centenária

Carruagem celular de tração animal, já restaurada, apresentada no dia de aniversário da DGRSP.
02 out 2020, 15:53
Cerimónia de apresentação da carruagem centenária, recém-restaurada
Cerimónia de apresentação da carruagem centenária, recém-restaurada

Realizou-se a 1 de outubro – dia de aniversário da DGRSP -, no Museu Nacional dos Coches, a cerimónia de apresentação da recém-restaurada carruagem centenária que se encontrava no Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Esta cerimónia contou com as intervenções da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, do Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rómulo Mateus, da Diretora do Museu dos Coches, Silvana Bessone, e do Embaixador António Monteiro, em representação da Fundação Milénio BCP que patrocinou o restauro.

A carruagem agora restaurada é a viatura mais antiga de tração animal para transporte de reclusos que se conhece em Portugal, constituindo um exemplar único.

O corpo da carruagem, de estrutura metálica, apresenta oito janelas fingidas encimadas por respiradores. O acesso ao seu interior faz-se por uma única porta traseira que só se abre pelo exterior e dá acesso ao corredor central onde existem seis celas individuais, três de cada lado, equipadas com assentos e cujas portas têm na parte superior uma chapa metálica perfurada que permitia a vigilância e a comunicação com os reclusos.

Este restauro realizou-se na sequência do protocolo assinado entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e o Museu Nacional dos Coches.