1.ª emissão da Rádio Interna do Estabelecimento Prisional da Guarda
Lançamento de rádio interna dinamizada e desenvolvida com e por reclusas e reclusos constitui-se como um marco na história do meio prisional
Emissão em direto do "estudio" do estabelecimento prisional
No dia 14 de dezembro, entre as 12 e as 14 horas realizou-se a primeira emissão da Rádio Interna do Estabelecimento Prisional da Guarda (EPG), tendo sido emitido, pela primeira vez, e em direto, um programa de rádio realizado pelos próprios reclusos.
O lançamento desta rádio interna é fruto de mais de 1 ano de desenvolvimento artístico, social e pedagógico com a comunidade reclusa, no âmbito do RadioATIVIDADE.
O RadioATIVIDADE é um projeto iniciado em setembro de 2022 e dinamizado no Estabelecimento Prisional da Guarda pela Terceira Pessoa Associação em parceria com a Antena 2, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e da Fundação “la Caixa", através da iniciativa PARTIS & Art for Change.
Compreende várias iniciativas com a população reclusa (feminina e masculina) do EPG, que permitem e potencializam a experimentação de linguagens artísticas com abordagem de diferentes géneros textuais, a performance e o contacto com ferramentas audiovisuais de expressão artística.
Com base numa abordagem de diálogo colaborativo, a, equipa artística constituída por dramaturgo, poeta, ensaísta, e artistas de diferentes disciplinas tem co construído com os/as reclusos/as, peças teatrais em formato radiofónico, a partir de textos da autoria de Regina Guimarães e de Serge Sagnail que evocam o próprio sistema prisional.
Estas peças radiofónicas, num total de 8, foram já transmitidas, nos meses de julho e agosto, pela Antena 2 e brevemente passarão na Rádio Interna do EPG.
O lançamento, agora, da rádio interna constitui-se como um marco na história do EPG.
A grelha da programação de estreia, após a apresentação da rádio, incluiu uma peça jornalística de Isabel Meira (Antena 2) que acompanhou algumas sessões do projeto no EPG, um programa com o diretor da Antena 2, João Almeida e uma entrevista feita pelos reclusos, em direto, a Luís Baptista Martins, diretor da Rádio Altitude - a mais antiga estação de rádio local do país.
Esta primeira emissão em direto lançou o mote do que se prevê que venha a ser a Rádio Interna do EP da Guarda, dinamizada e desenvolvida com e por reclusas e reclusos, em breve, serão chamados a participar na escolha do seu nome.