Características
Em dezembro de 1889 foi construída junto ao Convento de Santa Ana, então fora do perímetro urbano da cidade, a Cadeia Penitenciária de Coimbra, hoje designada Estabelecimento Prisional de Coimbra. Destinava-se a reclusos condenados a penas superiores a dois anos e delinquentes de "Difícil Correção".
Trata-se de um Estabelecimento Fechado, de construção celular, obedecendo a disposições arquitetónicas que o inserem nos chamados Estabelecimentos "em estrela" ou, de forma mais precisa, no sistema de Filadélfia, que permite uma maior facilidade de vigilância graças à sua configuração (Sistema Panóptico de Bentham).
A estrutura deste Estabelecimento Prisional estende-se por oito alas destinadas ao alojamento dos reclusos e a serviços diversos.
O Estabelecimento está vocacionado para a aprendizagem de vários ofícios, possuindo oficinas nas áreas da marcenaria, carpintaria, serração, estofaria, encadernação, empalhadores, entalhadores, mecânica, polidores, sapataria e serralharia, bem como de cursos de formação profissional nas áreas de instalação e reparação de computadores, reconhecimento, validação e certificação de competências, carpintaria de limpos e arruamentos e pavimentos. Ocupam igualmente reclusos os setores: da agropecuária, da alfaiataria, da lavandaria, da messe, das obras, da sala de leitura, do salão de vendas e da secção elétrica.
O Estabelecimento está dotado com um ginásio de musculação e com uma vasta área com campo polidesportivo.
Dispõe, igualmente, de cinco salas de aula e de uma sala de professores situadas fora da Zona Prisional.
A População Prisional é maioritariamente constituída por reclusos em cumprimento de penas de longa duração.
Através do despacho n.º 26 590/2001 (2ª. Série), de 31 de dezembro, a Zona Prisional da Diretoria de Coimbra da Polícia Judiciária foi reafetada à ex-Direção-Geral dos Serviços Prisionais, atual Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo ficado dependente do Estabelecimento Prisional de Coimbra.
Ocupação laboral
Setor oficinal:
- Carpintaria/Marcenaria
- Alfaiataria
- Sapataria
- Reparação-Auto
- Cestaria
- Serração
- Serralharia
- Estofaria
- Encadernação
Outras áreas:
Classificação
- Lotação: 540 lugares
- Nível de segurança: Alta
- Grau de complexidade de gestão: Elevado