O aumento do número de programas disponibilizados e divulgados tem contribuído de forma importante para o incremento da atividade na aplicação de programas, aliado ao facto de uma crescente consciencialização dos profissionais dos EP’s e das ERS da importância de diferenciar a intervenção técnica.
O recurso aos programas específicos é uma importante ferramenta na programação da intervenção, dado que se dirigem a problemáticas criminais específicas e a necessidades de intervenção com vista à prevenção da reincidência.
O Manual de Implementação de Programas- Catálogo de Programas foi objeto de atualização, e na versão do ano 2018 inclui novos programas, apresenta revistos os que já estão em aplicação, incorporando as sugestões e contributos dos aplicadores de programas, tornando-os assim mais ajustados às caraterísticas da população-alvo.
Tem como objetivos:
- Servir de suporte à aplicação de Programas de Intervenção/Reabilitação, aplicados por profissionais internos da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.
- Apoiar os Técnicos Superiores na escolha das ações/programas a definir no âmbito do Plano Individual de Readaptação / Plano Individual de Reinserção Social, após a avaliação das necessidades de intervenção, e em função da hierarquização das áreas carenciadas.
- Apresentar, de forma resumida, os Programas de Intervenção dirigidos a problemáticas ou a grupos de reclusos/condenados específicos que se encontram aprovados internamente e em desenvolvimento em diversos Estabelecimentos Prisionais e nas Equipas de Reinserção Social.