Ir para Conteúdo principal
Internacional

MOBi

MOBilizing Society Towards (ex) Offenders Reintegration

MOBi - MOBilizing Society Towards (ex) Offenders Reintegration é um projeto inovador que visa oferecer uma abordagem multimodal, que reúna a sociedade civil e (ex) reclusos. O design do projeto baseou-se nos seguintes objetivos:

  • Compreender a imagem europeia da punição e da reintegração contemporânea em termos de "percepção, participação, rotulagem de reclusos, regresso ao trabalho ou à comunidade, criação de uma ferramenta de avaliação rápida para medir a" cultura" da sociedade para a punição e reintegração;
  • Criar abordagens novas, inovadoras e multidisciplinares para responder ao processo de reintegração dos (ex) reclusos;
  • Desenvolver uma metodologia de envolvimento da comunidade para apoiar as organizações e profissionais do Sistema de Justiça Criminal (CJS) e os esforços dos stakeholders mais próximos no reforço de abordagens baseadas na comunidade existente (sociedade);
  • Desenhar um programa de formação a nível transnacional, a ser executado por organizações-chave, visando a sociedade civil, de modo a garantir que todos os cidadãos têm acesso ao conhecimento sobre o modelo de reabilitação do Sistema de Justiça Criminal e repensar o seu papel individual no processo de reintegração;
  • Entregar um Manual, para apoiar diferentes empresas/organizações do Setor Público, Privado e Terceiro setor, desenvolvendo a sua responsabilidade social e participação no CJS e reintegração de ex reclusos.


Outputs e Formação Check-In Emprego

Realizou-se entre os dias 15 a 23 de julho de 2020 a primeira edição da formação Check-In Emprego (na modalidade Formação de Formadores) .

Os destinatários desta formação foram Técnicos Superiores de Reinserção Social da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

O Check-In Emprego é um Programa da Aproximar (Cooperativa de solidariedade Social, CRL) desenvolvido em 2019 no âmbito do projeto MOBi - Mobilização da Sociedade Civil para o processo de reinserção social de (ex) ofensores e no seguimento do Programa “Passaporte para a Empregabilidade” já anteriormente aplicado em contexto de Estabelecimento Prisional.

O programa Check-In Emprego surgiu da identificação da necessidade de reforçar as competências de procura ativa de emprego de jovens e jovens adultos com idades compreendidas entre 16 e 30 anos condenados a cumprir medidas de execução na comunidade. Em consequência, surgiu também a possibilidade de adaptar o curso para uma modalidade de Formação de Formadores sendo então disponibilizado às organizações da sociedade civil que trabalham em parceria com a DGRSP.

O Programa tem duas modalidades:

1. Formação de jovens adultos com idades compreendidas entre 16 e 30 anos e com necessidades de aquisição de “competências para a empregabilidade”;

2. Formação de formadores/ TSRS e outros profissionais que trabalham com estes jovens.

Nesta edição, e na sequência das medidas adotadas na área da justiça decorrentes das orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) para prevenção e controlo de infeção por COVID-19, o curso foi 100% online, tendo sido a parte presencial ministrada através da plataforma Zoom – através de sessões síncronas.

No total, inscreveram-se na formação 23 Técnicos Superiores de Reinserção Social. Na primeira sessão estiveram presentes 17 participantes (dos quais 13 do sexo feminino e 4 do sexo masculino); e na segunda sessão estiveram presentes 18 participantes (dos quais 14 do sexo feminino e 4 do sexo masculino).

Está prevista para Outubro 2020 uma nova edição da modalidade de formação de formadores para TSRS e entidades parceiras da DGRSP que funcionará igualmente em formato online.

Os outputs desenvolvidos no âmbito do projeto MOBi - Mobilização da Sociedade Civil para o processo de reinserção social de (ex) ofensores, nomeadamente a metodologia de envolvimento das entidades da comunidade, foram divulgados pela DGRSP encontram-se acessíveis no website mobi-iniciative.

Informação atualizada a 11 dezembro 2023 15:22