Características
Em outubro de 1961 foi criada a Brigada de Trabalho Prisional do Porto, composta por 230 reclusos da Cadeia Civil da cidade, para trabalharem nos alicerces do edifício que viria a ser o Estabelecimento Prisional do Porto.
Após várias transformações a tipologia arquitetónica adotada foi a vulgarmente chamada de "poste telegráfico". Em 29 de abril de 1974 recebeu os primeiros reclusos.
Destinado a reclusos masculinos, funcionou até ao final de 2004, no perímetro do estabelecimento, um Setor Feminino para reclusas do Norte do país e para as que aí necessitavam de permanecer por força de julgamentos e outras diligências judiciais.
O espaço de alojamento prisional distribui-se por quatro pavilhões, em celas individuais e camaratas. Dispõe de uma Unidade Livre de Drogas, uma secção de segurança e uma Unidade de Saúde, inaugurada em 1997, que permite assegurar várias consultas de especialidade e internamento.
Possui ainda um campo desportivo polivalente dotado de piso sintético que permite aos reclusos a prática de diversas modalidades desportivas, com destaque para o atletismo e o futsal. O Estabelecimento está ainda dotado de vasta zona oficinal, com salas de trabalho e de ensino.
A população prisional é essencialmente constituída por reclusos preventivos oriundos do Porto, alojando também condenados do Norte do país que aguardam transferência para estabelecimentos de cumprimento de pena.
Classificação
- Lotação: 686 lugares
- Nível de segurança: Alta
- Grau de Complexidade de gestão: Elevado