Características
A 28 de setembro de 1957 foi inaugurada a Cadeia Central do Norte, recebendo os seus primeiros reclusos em dezembro do mesmo ano.
Inicialmente destinada a reclusos condenados a penas de prisão superior a seis meses, as suas instalações permitiam que se alojassem, em separado, outras categorias de população prisional, como era o caso dos menores a aguardarem entrada na Prisão-Escola e, por outro lado, dos "delinquentes de difícil correção".
Com uma área de 80 hectares, dispõe ainda de cerca de 200 hectares de terreno à sua volta.
Tem uma disposição arquitetónica igual à do Estabelecimento Prisional do Linhó, que se assemelha a um "H", sendo a designação correta de "ferradura". Neste caso, duas "ferraduras" encostadas, ou seja, o Estabelecimento é constituído por duas alas laterais ligadas por uma ala transversal, englobando celas individuais e camaratas. As celas distribuem-se pelas alas A e B existindo ainda dois pátios cobertos e quatro descobertos.
Caracteriza-se essencialmente por uma intensa atividade laboral intramuros, com especial incidência em trabalhos de marcenaria, fator a que não é alheia a sua localização geográfica. Realce-se, aliás, a colocação de número significativo de reclusos em empresas da região que se dedicam àquela atividade económica.
Em 1998 entrou em funcionamento uma Unidade de Saúde devidamente equipada e capaz de fazer face às solicitações dos reclusos do próprio EP e de outros da Região Norte. Está em fase de conclusão a construção, num terreno contíguo ao Estabelecimento, de um novo espaço prisional com capacidade para cerca de 300 reclusos.
A População Prisional é constituída por reclusos condenados, maioritariamente oriundos do Norte e do "Grande Porto".
Ocupação laboral
Setor Agro-pecuário:
- Criação de ovelhas
- Culturas arvenses
Setor Oficinal:
- Marcenaria
- Serralharia Civil
- Sapataria
- Cantaria
- Artesanato
Outras Áreas:
Saúde
A Unidade de Saúde do Estabelecimento Prisional (EP) está equipada com Gabinete de Estomatologia (que recebe os reclusos do EP de Guimarães) e Enfermaria com dezanove camas. É constituída por um médico dentista, um médico psiquiatra, um médico infeciologista, dois clínicos gerais, dois psicólogos clínicos, quinze enfermeiros e três auxiliares de ação médica. É realizado um rastreio anual da tuberculose e, sistematicamente, vacinação contra a Hepatite B (reclusos e funcionários).
No âmbito do tratamento da toxicodependência, existem programas de antagonistas e de substituição - Metadona e Subutex.
Classificação
- Lotação: 548 lugares
- Nível de segurança: Alta
- Grau de complexidade de gestão: Elevado