Características
Em 1954 foi criada a Cadeia Central de Lisboa. Está implantada numa área aproximada de 90 hectares, na freguesia de Alcabideche, concelho de Cascais. Hoje designa-se por Estabelecimento Prisional (EP) do Linhó e destina-se ao alojamento de jovens-adultos condenados.
A zona de alojamento prisional é constituída por duas alas principais com três pisos e duas alas secundárias anexas àquelas. Conta igualmente com uma secção de segurança intra-muros e com três pavilhões para o regime aberto localizados fora dos muros da prisão, estes últimos construídos em 1994.
O Estabelecimento dispõe de uma Unidade de Saúde, construída em 1998 com excecionais condições, destinada à população prisional do EP e de outros Estabelecimentos da Região Sul.
No que toca à área desportiva, os reclusos dispõem de três ginásios e de três campos polivalentes.
Possui também várias oficinas e uma exploração agro-pecuária, onde um grande número de reclusos tem a possibilidade de ocupar parte do tempo, criando e cimentando hábitos de trabalho.
Tendo em conta a população prisional a que essencialmente se destina, o EP do Linhó tem privilegiado as áreas da educação e do ensino, da formação profissional, da ocupação laboral e do desporto.
A população prisional é maioritariamente constituída por reclusos condenados, na faixa etária dos 21 aos 30 anos.
Classificação
- Lotação: 584 lugares
- Nível de segurança: Alta
- Grau de complexidade de gestão: Elevado