Características
Instalado no edifício da antiga "Penitenciária", cuja data de construção se situa em finais do século XIX, o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada foi criado em 1975.
O Estabelecimento é constituído por dois corpos ligados entre si por um corpo central. Neste corpo central, e distribuídos por três pisos, situa-se a portaria, a zona administrativa, a chefia de guardas, a zona escolar, a oficina de teletrabalho / sala de informática e a capela.
Num corpo do edifício existem três pisos com camaratas para alojamento dos reclusos do sexo masculino, o bar, a barbearia e uma cela disciplinar.
No outro corpo, e no terceiro piso, fica instalada a Zona Prisional Feminina. No segundo piso, fica localizada a zona oficinal e no primeiro piso, o refeitório e a cozinha.
Para a prática da atividade desportiva, o Estabelecimento dispõe de um campo de jogos protegido por rede, com áreas adequadas à prática de andebol, de futebol de cinco, de basquetebol e de voleibol.
A alimentação é fornecida por uma empresa privada.
A População Prisional é essencialmente constituída por reclusos preventivos à ordem dos Tribunais das Comarcas de Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Vila do Porto, por reclusos condenados residentes nas Ilhas de São Miguel e de Santa Maria e ainda por reclusos originários de famílias emigradas dos Açores e que foram alvo de medida de repatriamento dos países em que residiam.
Classificação
- Lotação: 141 lugares
- Nível de segurança: Alta
- Grau de complexidade de gestão: Médio