Características
Em 1946 foi construída, na Quinta do Lagar d'El Rei, em Leiria, uma "Prisão Escola" integrada no grupo das "Cadeias Especiais" e destinada a receber reclusos com menos de 21 anos de idade que pudessem obter um tratamento diferenciado "privilegiando uma ação educativa intensa e afastada dos delinquentes mais velhos".
A estrutura do Estabelecimento comporta sete pavilhões, dois dos quais com duas alas cada. Nos últimos anos procedeu-se à reconstrução do designado Pavilhão de Santo Agostinho, para criação de uma unidade de apoio a reclusos toxicodependentes e à instalação de uma unidade de saúde destinada a reclusos afetos ao Estabelecimento e a outros localizados na zona centro do país.
O Estabelecimento dispõe de campo de futebol, de sala de convívio comum, bem como de pátios e salas de convívio em cada um dos pavilhões. Recentemente foi instalado um novo ginásio dotado dos mais modernos equipamentos.
O Estabelecimento Prisional de Leiria continua a destinar-se ao internamento de reclusos jovens adultos dos 16 aos 21 anos, com possibilidade de permanência até aos 25 anos.
Atento este facto os principais investimentos realizados foram nas áreas do ensino e da formação profissional, tendo sido construídos uma "escola" em edifício próprio e um pavilhão para a formação profissional.
Classificação
- Lotação: 347 lugares
- Nível de segurança: Alta
- Grau de complexidade de gestão: Elevado