Características
O Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz foi criado em 1951 com a designação de Colónia Penal de Pinheiro da Cruz, destinada a "Delinquentes de Difícil Correção".
Com uma área de 1500 hectares em zona rural, tem naturalmente um cariz predominantemente agrícola.
No Regime Fechado, dispõe o Estabelecimento de quatro pavilhões com celas individuais e duas camaratas, estando equipado com refeitório, consultório médico, enfermaria, salas de aula, espaços de formação profissional, zonas oficinais, equipamentos desportivos e sala de visitas.
No regime aberto existem, como espaços de alojamento, quatro pavilhões, o "Bairro do Monte" e diversas instalações espalhadas pela herdade, que permitem o alojamento dos reclusos em trabalhos ligados à agricultura e à pecuária.
Dispõe ainda, em Vila Nova de Santo André, de 80 habitações para funcionários.
Dadas as caraterísticas e localização do Estabelecimento é de salientar a existência de instalações que permitem, sazonalmente, a realização de colónias de férias para crianças filhas de reclusas e de funcionários dos Serviços Prisionais.
A População Prisional é constituída por reclusos condenados oriundos maioritariamente do Sul do país e da "Grande Lisboa".
Ocupação laboral
Setor Agro-pecuário
- Horticultura
- Culturas forrageiras
- Vitivinicultura
- Floresta
- Criação de suínos, de vacas leiteiras e de cabras
- Centro Cinegético
Setor Oficinal
- Carpintaria
- Serralharia Civil
- Reparação-Auto
- Artesanato (trabalho por conta própria).
Outras Áreas
-
Manutenção
-
Limpeza
-
Trabalhos na padaria.
Classificação
- Lotação: 645 lugares
- Nível de segurança: Alta
- Grau de complexidade de gestão: Elevado