DIA DOS SERVIÇOS DA DGRSP
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais assinalou, no passado dia 1 de outubro, a data do seu aniversário com a realização de um seminário
Aniversário DGRSP
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais assinalou, no passado dia 1 de outubro, a data do seu aniversário com a realização de um seminário subordinado ao tema “Reflexões para a sustentabilidade da Execução de Penas e Medidas Judiciais”.

O seminário, presidido pelo Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Dr. Gonçalo da Cunha Pires, contou com uma agenda dedicada, no período da manhã, à apresentação e divulgação de projetos e boas práticas em implementação nos contextos prisional, comunitário e de justiça juvenil.
A segunda parte foi dedicada à reflexão sobre a execução das penas e medidas judiciais e a Lei que o sustenta, com a participação de magistrados judiciais e do ministério público, cujos contributos foram de grande utilidade para as finalidades do Seminário.

Estiveram presentes mais de 300 profissionais da DGRSP de todos os setores de atividade, oriundos das mais variadas regiões do país, incluindo as regiões autónomas. Viveu-se um ambiente de convívio, partilha de boas práticas e de fortalecimento do compromisso com a instituição.
O Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Dr. Orlando Carvalho, endereçou a todos os trabalhadores, aos presentes e aos que, por força da necessidade de garantir a atividade corrente dos estabelecimentos prisionais, das equipas de reinserção social e dos centros educativos, bem como dos serviços centrais, não puderam estar presencialmente na sessão, palavras de reconhecimento pelo esforço e dedicação aos mais de 6 450 profissionais que, com abnegação e espírito de missão, contribuem diariamente para a execução da nobre missão que está confiada à DGRSP.

A sessão contou ainda com um momento de reconhecimento simbólico do serviço prestado pelos trabalhadores que se aposentaram no ano de 2025. Ato este que se pretende repetir em eventos futuros e que tem por objetivo enaltecer a resiliência e o contributo indelével destes profissionais ao longo da sua carreira profissional para o esforço comum de promoção da justiça, da reinserção social e da dignidade humana.