Ir para Conteúdo principal
DGRSP

Noticias da DGRSP

DGRSP e SNS implementam teleconsultas para reclusos

Na sequência de um protocolo celebrado entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Estabelecimento Prisional de Sintra realiza primeira teleconsulta
18 jul 2022, 16:44
Primeira teleconsulta realizada no sistema prisional
Primeira teleconsulta realizada no sistema prisional

No dia 14 de julho realizou-se a primeira teleconsulta de um recluso com uma unidade hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com esta teleconsulta - que decorreu no Estabelecimento Prisional de Sintra entre os respetivos serviços clínicos e o Hospital Fernando da Fonseca - registou-se pela primeira vez uma partilha entre os sistemas de informação da Justiça e da Saúde. 

A possibilidade de realizar teleconsultas nos estabelecimentos prisionais e centros educativos foi conseguida através da celebração de protocolo entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), com a implementação de 52 balcões SNS 24, cujo ingresso é efetuado na modalidade de  acesso por um mediador digital.

A formação destes mediadores digitais decorreu entre nos meses de março e abril deste ano, com capacitação de 53 mediadores digitais.

Para este projeto a DGRSP investiu em material e equipamento informático, de forma a equipar os seus serviços clínicos.

Este Protocolo permitirá a realização de teleconsultas aos cidadãos privados de liberdade com os Centros de Saúde e os Hospitais da área da sua residência, com claros ganhos para a saúde dos doentes, decorrente da melhor acessibilidade aos serviços de saúde.