Ir para Conteúdo principal
Internacional

Entre Sistemas.EU

Partilha de Boas Práticas entre Sistemas Penitenciários da Europa

A formação organizacional, entendida como as atividades sistemáticas para desenvolver e melhorar as competências, conhecimentos e comportamentos dos funcionários de modo a capacitá-los para desempenhar tarefas relacionadas com o trabalho, tem impacto no sucesso da organização, nomeadamente ao nível da produtividade.

Hoje, conscientes da importância dos seus colaboradores para o seu posicionamento estratégico, as organizações procuram investir mais nos seus colaboradores, oferecendo mais e diversificadas oportunidades de formação.

Com o projeto Entre Sistemas.EU pretende-se investir nos profissionais que trabalham nos Estabelecimentos Prisionais Portugueses. Estes profissionais podem ser desde equipas internas, a outros intervenientes que com ele cooperam (ex. Escolas).

 

O projeto incide em 4 temáticas-chave, nomeadamente:

  • Setor escolar

  • Trabalho prisional

  • Educação não formal (nomeadamente voluntariado)

  • Cuidados de saúde

O projeto está organizado numa lógica de processo de aprendizagem assente numa sequência que conjuga atividade formativa (para adquirir conhecimentos e competências) e job shadowing (para mobilizar e aplicar em contextos de trabalho real).

A cada pacote o Consórcio chama de expedição: o “Entre Sistemas.EU” concretiza-se em 1 evento de contextualização e 4 expedições.

Informação atualizada a 11 dezembro 2023 15:22