A execução de projetos com financiamento comunitário é já uma prática estabelecida no contexto da atividade técnico-operativa da DGRSP, sendo reconhecido pela generalidade dos que interagem diretamente com esta área de atividade grandes mais-valias para a organização, em especial porque permitem desenvolver metodologias inovadoras em termos de respostas específicas e diferenciadas dirigidas à prevenção da reincidência.
Na sequência das medidas adotadas na área da justiça decorrentes das orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) para prevenção e controlo de infeção por COVID-19, assim como das medidas decretadas pelas entidades que asseguram o financiamento de projetos de cooperação internacional, a área de gestão de projetos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) adaptou as suas metodologias no sentido de garantir o cumprimento das atividades e objetivos de cada projeto, tendo-se verificado ajustamentos e adiamentos em algumas das atividades previstas.
Não obstante estas alterações forçadas, no
primeiro semestre de 2020, a DGRSP esteve ativamente envolvida na gestão de 11 projetos financiados pela União Europeia, no âmbito dos quais se realizaram 57 ações/atividades tendo estado envolvidos 79 profissionais num total de 117 participações.