Características
Após obras de adaptação de um antigo colégio destinado a menores, entrou em funcionamento em 1996 o Estabelecimento Prisional (EP) de Izeda composto por duas grandes alas com dois pisos essencialmente com camaratas e um setor com 16 celas individuais.
O EP dispõe de cozinha, dois refeitórios, serviços clínicos com pequena enfermaria, espaços de formação profissional e espaços oficinais.
No que toca a instalações desportivas, o EP de Izeda dispõe de dois polidesportivos, um pequeno ginásio e de um campo de futebol de onze.
Embora o Estabelecimento Prisional de Izeda se confronte com alguns problemas decorrentes da sua localização geográfica, é de realçar a sua boa integração na comunidade local. É assim que, com frequência, são desenvolvidas ações com a comunidade exterior, recorrendo esta, sazonalmente, à mão-de-obra de reclusos em regime aberto para a execução de trabalhos agrícolas e de construção civil.
O Estabelecimento dispõe ainda de estrutura agropecuária de significativa dimensão que permite a ocupação de grande número de reclusos.
A população prisional é constituída por reclusos condenados oriundos da região Norte e, maioritariamente, do Grande Porto.
Classificação
- Lotação: 301 lugares
- Nível de Segurança: Alta
- Grau de Complexidade de gestão: Elevado