Características
Instalado em edificações que constituíram, no passado, o Forte de Caxias, a sua construção remonta a finais do século XIX, integrando o que se designava por Campo Entrincheirado de Lisboa. Tratava-se, então, de uma fortificação permanente, com dois redutos (Norte e Sul), cedida à ex-Direcão-Geral dos Serviços Prisionais em dezembro de 1988, tendo entrado em funcionamento, nessa data, o Reduto Norte.
No Reduto Sul, que entrou em funcionamento em 1995 após adaptação para Estabelecimento Prisional, para além dos alojamentos dos reclusos, está instalada uma enfermaria, que serve todo o Estabelecimento Prisional, gabinetes médicos, refeitório e copa, para além de uma biblioteca, um ginásio, salas de aula, dois recreios, campos de jogos, alojamento dos guardas e estruturas de apoio.
No Reduto Norte encontram-se instalados os serviços de direção e chefia do estabelecimento, um gabinete médico, um ginásio e uma biblioteca, salas de aula, uma zona oficinal e uma zona de recreio composta por dois campos de jogos. Junto à portaria do estabelecimento, ficam os alojamentos dos guardas prisionais e as respetivas estruturas de apoio.
Trata-se de um Estabelecimento essencialmente destinado a reclusos preventivos da região de Lisboa.
Classificação
- Lotação: 398 lugares
- Nível de segurança: Alta
- Grau de complexidade de gestão: Elevado